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Uma deficiente visual (Retinose Pigmentar), que vê a vida, como um presente à ser desfrutado.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

         Ontem, 02 de abril, foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e gostaria de compartilhar com amigos e familiares de portadores de Autismo, a comemoração deste dia.

 Para quem não conhece, aqui vão algumas informações básicas:

“Empilhar, enfileirar ou reorganizar objetos repetidamente é um comportamento típico de crianças com Autismo, uma síndrome, diagnosticada pela Psiquiatria.”
          ”O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo.
Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.
O autismo é altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética.
Em casos raros, o autismo é fortemente associado a agentes que causam defeitos congênitos.
Controvérsias em torno de outras causas ambientais propostas; a hipótese de danos causados por vacinas, são biologicamente improváveis e têm sido refutadas em estudos científicos.
Os critérios diagnósticos exigem que os sintomas se tornem aparentes antes da idade de três anos.
O autismo afeta o processamento de informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e suas sinapses se conectam e se organizam; como isso ocorre ainda não é bem compreendido.
O autismo é um dos três distúrbios reconhecidos do espectro do autismo (ASD), sendo os outros dois a Síndrome de Asperger, com a  atrasos no desenvolvimento cognitivo e o Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação (comumente abreviado como PDD-NOS (sigla em inglês) ou TID-SOE (sigla em português)), que é diagnosticado quando o conjunto completo de critérios do autismo ou da Síndrome de Asperger não são cumpridos.
Intervenções precoces em deficiências comportamentais, cognitivas ou da fala podem ajudar as crianças com autismo a ganhar autonomia e habilidades sociais e de comunicação.
Embora não exista nenhuma cura conhecida, há relatos de casos de crianças que se recuperaram.
Tem se desenvolvido uma cultura do autismo, com alguns indivíduos buscando uma cura enquanto outros creem que o autismo deve ser aceito como uma diferença e não tratado como um transtorno.”
Baseado em informações da Wikipédia, a enciclopédia livre.        

Graças à Deus, o diagnóstico é feito, cada vez mais, precocemente. Isto é fundamental, para a evolução e reabilitação dos autistas.

Também, precisamos fazer a nossa parte, colaborando com familiares e instituições como AACDs, APAEs, etc, no que for possível e de acordo com suas necessidades.
 
Contamos com você!
 
Procure os Contatos da sua região, ou:

AACD – Mogi das Cruzes
4791- 7470

APAE – Poá
4634-1215

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Reflexões

Para cima, e para o alto!



Se um dia, menino

A vida lhe pega

Andando sem tino

Caindo na pedra



Não fica, menino

Por causa da pedra

Como o corpo fechado

Com um corpo de pedra



Um dia essa pedra

Com mêdo de alguém

Com o corpo em queda

Pode ir além

De um poço sem fim



Não fica, menino

Por causa da pedra

Com o corpo fechado

Com um corpo de pedra



Silvann@____