Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Uma deficiente visual (Retinose Pigmentar), que vê a vida, como um presente à ser desfrutado.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Resiliência

Segundo o dicionário, resiliência é a propriedade de retornar à forma original, após ter sito submetido a uma deformação. Ou o que volta forma á forma original
Ou ainda, a capacidade de se recobrar, ou se adaptar às adversidades.
É aí que eu me encaixo.
É exatamente a tradução do decorrer na minha vida, com o avanço da Retinose.
Até há bem pouco tempo atrás, eu não tinha ouvido falar nesta palavra.
Mas quando ouvi, me identifiquei imediatamente.
Ela faz parte da trajetória da minha vida.o meu cotidiano, e tenho certeza que faz parte do cotidiano de todos os portadores de qualquer tipo de deficiência.
Isto aconteceu enquanto eu assistia uma entrevista de uma terapeuta, em um programa de TV.
Ela ainda citou o velho ditado que ajuda a traduzir muito bem o significado dessa palavra:
— “O que não mata, fortalece.”
Eu pratiquei isto, durante a minha vida inteira.
Todo deficiente sabe o verdadeiro ssentido das palavras: perseverança e superação, que resulta na tal transformação, ou na luta para não perder a sua essência.
Qualquer ação natural, das pessoas que não tem nenhum tipo de deficiência, como desviar de buracos, postes degraus, etc, se tornam grandes obstáculos para os deficientes, e muitas vezes, para superarmos estes obstáculos, precisamos repetir algumas tentativas, e exigir de si mesmo uma atenção muitíssimo maior, e muitas vezes, de um prévio planejamento.
As pessoas nem imaginam a batalha que travamos no dia-a-dia, porque fazem parte de um outro mundo, mais simples, e fluente.
É como se o undo do deficiente fosse uma mundo paralelo. Um mundo que só que vive nele, conhece.
Até mesmo quem convive intimamente com a gente, não tem a noção exata destas dificuldades.
Por isso, tento levar esse conhecimentos para a maior parte das pessoas possível.
Quem sabe assim, essa linha que delimita os dois mundos se torne cada vez mais tênue, e a inclusão social seja tão natural.
Enquanto isso, nós os resilientes, vamos desenvolvendo mecanismos, ao longo das nossas vidas, intuitivamento ou conscientemente, de acordo com as circunstancias para facilitar nossas vidas.
Tenho pensado bastante sobre o rumo que a minha vida tomou.
Quantas mudanças de direção, precisei fazer em decorrência da evolução da Retinose.
Mas ao mesmo tempo, essa experiência de vida, fez com que eu me tornasse muito mais segura, determinada e principalmente, perseverante.
Nunca desisto de um objetivo, até tentar todas as possibilidades.
Me sinto em constante fortalecimento.
No alto de sua sabedoria, minha mãe sempre cita um velho ditado: ”Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada”.
Isso ultrapassa a resiliência, e vira SUPERAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões

Para cima, e para o alto!



Se um dia, menino

A vida lhe pega

Andando sem tino

Caindo na pedra



Não fica, menino

Por causa da pedra

Como o corpo fechado

Com um corpo de pedra



Um dia essa pedra

Com mêdo de alguém

Com o corpo em queda

Pode ir além

De um poço sem fim



Não fica, menino

Por causa da pedra

Com o corpo fechado

Com um corpo de pedra



Silvann@____